BLOG

 

EM 5 PASSOS AJUDE A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE


EM 5 PASSOS AJUDE A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em torno de 40% de todo resíduo gerado no Brasil é descartado de forma inadequada, o que coloca o País entre os principais geradores de lixo no mundo conforme relatório da World Wildlife Funde (Fundo Mundial para a Natureza). Para mudar esse cenário precisamos adquirir o hábito de separar adequadamente o lixo, porque se cada um fizer a sua parte a contribuição para a preservação do meio ambiente se torna muito mais significativa.

A reciclagem do lixo, por exemplo, é uma atitude que pode ser adotada; e estando alinhada ao consumo consciente contribuirá na redução deste índice relacionado ao descarte inadequado. Trata-se de um processo de reaproveitamento do lixo descartado, que pode gerar um novo produto ou matéria-prima diminuindo a produção de rejeitos, bem como o seu acúmulo no ambiente natural. São exemplos de lixo recicláveis papel, vidro, papelão, plástico, alumínio que ao serem separados por tipo podem ser utilizados novamente e ou transformados em novos produtos.

Implantar a reciclagem de lixo é relativamente simples. Incialmente procure identificar se a prefeitura da sua cidade tem alguma ação voltada para a coleta seletiva e, em alguns casos, pode ser que tenha também benefícios nas taxas em função da adoção da coleta seletiva de resíduos. Após, poderá seguir estes cinco passos:

1- DEFINIR O ESPAÇO DE ARMAZENAGEM
O espaço destinado para alocar os resíduos deve ter uma área específica que consiga receber o volume de lixo que normalmente é produzido no seu ambiente. Uma vez definido adquira os coletores com as cores de cada tipo de resíduo facilitando assim a destinação: papéis, metais, plásticos, vidros, orgânicos, lixos comuns e lixos especiais. É muito importante também fazer a divisão do lixo em recicláveis, lixos comuns e especiais.

2- ORGANIZE A ESTRUTURA
Definir os equipamentos para separação dos resíduos requer uma atenção para os tipos das lixeiras coloridas e a identificação de cada tipo de resíduo. Também deve ser avaliado se o seu ambiente produz um volume de lixo muito significativo que necessite do uso de contêineres (quando o volume for considerável, como é o caso de condomínios residenciais). Sendo necessário, adquirir também coletores especiais destinados para pilhas, baterias de celular, lâmpadas, para óleo vegetal dentre outros. Ao definir a sua estrutura considere também como será a frequência da coleta para que a mesma não acumule materiais por longos dias e ou acima da sua capacidade de armazenamento.

3- TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO
Sendo na sua residência ou em um condomínio residencial o treinamento e conscientização são fundamentais para implantar o processo de reciclagem de lixo. Todos devem participar ativamente para garantir eficiência na coleta seletiva. Procure informar sobre a importância e principalmente como realizar corretamente o descarte do lixo na estrutura que está sendo criada.

4- ATENÇÃO ESPECIAL
Materiais como papéis e plástico têm fácil combustão. Assim, é necessário atenção especial ao lugar de armazenamento para que fiquem distantes do calor, de fontes de fumaça e ou fagulhas. Se a sua residência e ou condomínio tenha seguro é importante registrar para a sua seguradora a presença da estrutura de coleta seletiva com fins de reciclagem para que, na ocorrência de algum sinistro o ressarcimento esteja compatível com o incidente.


5- DESTINAÇÃO PARA RECICLAGEM
Você não precisará necessariamente fazer a reciclagem dos materiais coletados dentro da sua estrutura. Para tanto procure identificar se na sua cidade existe o serviço de coleta seletiva (como indicado no item 1), cooperativa de catadores de recicláveis, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou empresa especializada em reciclagem de lixo. Uma vez identificada e selecionada a melhor forma de destinação do lixo separado é hora de colocar em prática; lembrando sempre que quanto mais conseguir reciclar, maior será o aproveitamento para novos produtos e menor o consumo de novas matérias-primas da natureza.

A utilização desta matéria-prima, oriunda da reciclagem do lixo plástico, vem sendo adotada em todo o mundo por diferentes empresas que defendem a preservação ambiental. No GRUPO CHIACCHIO, por exemplo, está instalada uma das maiores fábricas de reciclagem do Brasil que através de um projeto socioambiental recicla mensalmente em torno de 150 toneladas de resíduos plásticos, somando em 1800 toneladas por ano, contribuindo para que todo este volume não permaneça descartado no meio ambiente. Além desse benefício imediato ao meio ambiente o  projeto fomenta a geração de emprego e renda, as cooperativas de reciclagem e os catadores de lixo que no Brasil que são responsáveis por recolher das ruas em torno de 90% do lixo reciclado.

Faça parte deste movimento em torno da preservação ambiental!