BLOG

 

ESG: Um caminho junto com a sustentabilidade


ESG: Um caminho junto com a sustentabilidade

A sigla ESG foi criada em 2004 em uma parceria da ONU e o Banco Mundial chamada “who cares wins” (quem se importa, vence) como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

O termo vem ganhando visibilidade na indústria de plástico nas últimas décadas, graças a uma preocupação crescente do setor quanto à busca pela sustentabilidade.

Por isso, as questões ambientais, sociais e de governança (ESG) passaram a adquirir importância significativa nas análises de riscos e nas decisões de investimentos dentro deste setor.

O que é ESG?

O uso da sigla ESG é bem recente e o conceito representa uma forma consciente de investir, que vai além da lucratividade de uma organização. As políticas de ESG são práticas adotadas pelas organizações e contribuem diretamente com a sustentabilidade do negócio e da sociedade, incluindo o meio ambiente.

Isso ocorre devido um conjunto de práticas capazes de serem mensuradas e que atraem mais investidores. Organizações que adotam os princípios ESG em seus processos são reconhecidas por valores sustentáveis, o que é vantajoso por uma série de razões.

Isto é, os consumidores, sejam clientes finais ou outras empresas, estão cada vez mais preocupados em consumir produtos e serviços de empresas que tenham a sustentabilidade como um de seus pilares, contribuindo inclusive para a valorização das empresas e suas ações, quando de capital aberto.

O que significa ESG?

Meio ambiente: são ações alinhadas a sustentabilidade e preservação dos recursos. Um grande exemplo é o uso de energia renovável e limpa como a energia solar. Também se refere a questões climáticas como o aquecimento global e escassez da água.

Social: diz sobre as boas práticas no ambiente de trabalho, dando segurança física e emocional aos colaboradores. Incluindo também projetos sociais e incentivo a diversidade, além do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Governança: explica-se como diretrizes, regras, normas e processo que guiam a empresa como um todo em suas relações interna e externas. É de suma importância que a empresa tenha transparência, integridade em todos seus pontos de contato.

O conceito só se torna eficiente quando esses três termos são trabalhados em conjunto tornando o ESG não é apenas um indicador, mas sim uma cultura organizacional.

Aplicar o ESG colabora diretamente com os resultados da empresa, já que representa indicadores e métricas de bastante influência dentro da corporação. Tanto por auxiliar na redução do desperdício, que reduz o investimento, como por ser um critério de escolha para toda e qualquer pessoa ou empresa que são impactadas pela sua corporação.