BLOG

 

Vantagens da irrigação com mangueira de gotejamento


Vantagens da irrigação com mangueira de gotejamento

A irrigação por gotejamento com mangueira é um método eficiente e econômico para fornecer água diretamente às raízes das plantas. Esse sistema utiliza tubos perfurados ou mangueiras com pequenos orifícios (gotejadores) ao longo do seu comprimento para liberar água de forma controlada, gota a gota, diretamente no solo, próximo às plantas.

O sistema de gotejamento é mais eficiente no uso da água, pois ela é entregue diretamente às raízes das plantas, reduzindo a evaporação e minimizando o desperdício.

A instalação é relativamente simples, basta fazer a conexão da mangueira de gotejamento à fonte de água (como uma torneira ou sistema de irrigação principal), distribuir as mangueiras ao longo da área de plantio e posicionar os gotejadores próximo às plantas.

O espaçamento entre os gotejadores dependerá do tipo de solo e das exigências específicas das plantas. Plantas que necessitam de mais água podem ter um espaçamento menor entre os gotejadores.

Na entrada da mangueira os filtros de gotejamento evitam obstruções nos gotejadores. É importante verificar se a água utilizada contém partículas ou sedimentos e certificar que a pressão da água seja adequada para o sistema de gotejamento. A pressão muito alta pode danificar os gotejadores, enquanto uma pressão muito baixa pode resultar em distribuição irregular de água.

O gotejamento contínuo por períodos mais longos é geralmente mais eficiente do que irrigações curtas e frequentes com inspeções regulares para garantir que os gotejadores estejam funcionando corretamente e que não haja vazamentos na mangueira.

A irrigação por gotejamento com mangueira é particularmente útil em jardins, hortas e áreas com plantas dispostas em linhas ou canteiros. Ela proporciona um fornecimento consistente de água, promovendo o crescimento saudável das plantas e economizando recursos hídricos.